/*--Resumo do post--*/ z


Organização | Dia da mulher é TODO DIA

Você já deve estar cansada de ouvir todo dia 08 de março que dia da mulher é todo dia.
Mas se é todo dia, porque só uma vez por ano somos homenageadas,
paparicadas e mimadas?

Sinceramente, todos os dias eu quero que meu marido lave a louça, faça o almoço, arrume a casa e coloque a nossa filha pra dormir. (Não que o MEU marido não faça isso, porque ele pega junto mesmo, sempre que pode.)

Será que só nesse dia merecemos uma "folga", um "mimo"?

Quer saber?
Eu mesma vou encontrar esse tempo para o meu bel prazer.
Desde que a nossa pequena nasceu, eu não havia encontrado jeito de manter a casa em ordem, a cozinha SEMPRE limpa, os banheiros cheirosos e ainda conciliar com meu trabalho e com os cuidados e atenção que a Bia exige.

Foi quando eu descobri a Fly Lady. Pasmem vocês, mas
eu não havia procurado ainda nenhuma forma teórica e prática que me ajudasse antes...
 Todos meus métodos funcionaram por no máximo dois meses. Sim porque, a cada dois meses a rotina da casa mudava junto com o crescimento da Bia. 1º ela ficava no tapetinho de atividades ou no berço pra eu fazer minhas tarefas. Depois, ela tirava a soneca da tarde por duas horas e eu ganhava o tempo que precisava. E agora, ela dorme no máximo 1h a tarde, e tem dias que nem dorme. Ou seja, minha casa virou um verdadeiro caos! Você tropeça em todos os brinquedos e a pia é um grand canyon de louças.

Então, como eu ia dizendo, descobri a Fly Lady na página da Donas de Casas Anônimas.

Ela é uma dona de casa dos EUA, que reuniu várias dicas práticas de como criar uma rotina de limpeza e organização.
No site da FlyLady você encontra os babysteps, que são os primeiros passos pra você criar os novos hábitos.

São passos rápidos e fáceis de fazer. Com muito pouco material você consegue manter sua casa limpa.

O primeiro passo que ela recomenda é que você COLOQUE SUA PIA PARA BRILHAR. Sim, para brilhar. Brilhar mesmo, de doer os olhos de tanto brilho. E não basta só lavar a louça e a pia, você deve secar e guardar toda a louça, deixando a pia totalmente vazia e brilhante.


Confesso que no primeiro dia fiquei morta de cansada. Afinal, eu havia passado praticamente o dia todo lavando e esfregando o inox e a pedra da pia. Além do chão da cozinha, da área de serviço e dos armários. Claro, eu como uma boa capricorniana, não poderia somente limpar a pia. Tenho que limpar tuuuudo em volta rsrsrsrs.
Sem contar que nesse dia ficamos sem luz por 4 horas e eu inventei fazer um bolo com a ajuda da minha filha de 2 anos... Imaginem a sujeira que  ficou rsrsrsrsr
Isso foi no dia 08/03/13. É sim, no dia das mulheres. Foi o dia que decidi fazer com que meus dias ficassem mais leves.

No dia seguinte, quando acordei, a pia estava vazia e brilhando. Linda! Limpa! Sem nenhuma loucinha fora do lugar. Foi aí que eu descobri que o dia da mulher pode ser  realmente TODOS OS DIAS.

Acordei já seguindo o segundo passo da Fly Lady que é COLOCAR OS SAPATOS. Você deve acordar uns 15 minutinhos antes da sua família, tomar seu banho e se arrumar, como se fosse trabalhar fora. Coloque até um batonzinho se isso fizer você se sentir mais poderosa e dona da situação.

Gente, vocês não acreditam como isso faz a diferença. Você se vestir para o dia! Hoje é dia 10, e a minha casa continua arrumada. Estou me sentindo mais leve, sem a sensação de estar em dívida com as tarefas de casa.


Maaaaas, ainda tenho alguns muitos passos pra dar. E de sapatos!!

Se você quer se libertar do monstro da pia, recomendo muuuito você dar uma boa lida no site da Fly Lady. Eu estou gostando muito e em breve vou postar dicas práticas para limpeza rápida da casa!



*Imagens retiradas do Google