/*--Resumo do post--*/ z


Chegou o famoso "terrible twos"! O que fazer com este furacão?

Você já viu ou viveu uma daquelas cenas onde a criança se atira no chão e berra alucinadamente, parecendo que esta perdendo um dedo? 
Você tinha um anjinho como filho e de repente ele se transforma em uma criança birrenta, do contra e até agressiva. Você se desespera. Acha que esta falhando em alguma coisa. Se sente culpada por não ter paciência... E o seu filho lá... cheio de nãos e gritos pra você.

CALMA!!! Apesar de desgastante, você pode aproveitar essa fase do seu filho e tirar bons proveitos dela!

Esses e outros episódios são muito comuns na fase entre 1,5 e 3 anos. Você não esta sozinha! Muitas mães passam pelas mesmas situações.

Essa é uma fase que o desenvolvimento do seu filho esta a todo vapor! Ele esta tomando conhecimento de que pode fazer o que quer e que tem condições de tomar decisões, mesmo que não sejam as decisões que nós mães queremos rsrsrsrs Há quem chame de "Os terríveis 2 anos" ou "terrible twos".

Muitas mães relatam que nessa fase quase arrancam os cabelos (os delas e dos filhos rsrsrs).
São diversos os textos que encontrei sobre esta fase. E todas dizem a mesma coisa:
"Meu filho tem 2 anos e está TERRÍVEL!!! Estou enlouquecendo!!"

Você também sente assim? Não se culpe! Ele esta testando cada centímetro da sua paciência e da sua habilidade em controla-lo.

Aqui em casa a situação esta no auge da crise. A Bia fala não para todos os pedidos e propostas que fazemos, me puxa pela roupa o dia todo. Não come por birra, e na hora de dormir.... Aaa, a hora de dormir tem sido muito estressante. Não sei de onde vem tanta energia! Eu e meu marido estamos zonzos com tantos gritos. Tem dias que parece que não vou aguentar ouvir tantos nãos vindo de uma pessoinha que eu amo tanto!
Teve um dia em que ela se atirou no corredor do meu prédio e batia com as mãos no rosto. Minha vizinha (horrorizada) abriu a porta e ofereceu pra Bia entrar na casa dela. A Bia não pensou duas vezes e se enfiou na casa da vizinha. Outro escândalo para tirar ela lá de dentro... Que vergonha!!

Mas comecei a observar alguns pontos em que posso incluir alguns métodos de educação.
Eu gosto muito dos métodos da SuperNany e desde que a Bia completou um ano venho aplicando o método do castigo, um minuto por idade. Mas até então, só era necessário colocar a bia de castigo uma vez por semana, ou a cada duas semanas. Ela era muito boazinha. Sempre teve gênio forte mas nós sempre conseguimos fazer com que ela entendesse o que precisava ser feito.

Atualmente a situação é BEM DIFERENTE. Na semana passada teve um dia em que coloquei ela 5 vezes de castigo. Além de exaustivo, ter que colocar a minha filha de castigos tantas vezes dói. Mas é necessário.
Hoje ela não ficou de castigo nenhuma vez. Bastou eu dar o aviso pra ela que se eu tivesse que falar 3 vezes ela ficaria de castigo. Parecia Milagre! Quando ela ouvia a palavra castigo, se acalmava na hora.
Ponto pra mim! Valeu a pena tantos castigos a uns dias atras.

Outra técnica que estou aprimorando é de acalmar ela durante as crises de grito. Ela tem pedido qualquer coisa na base do grito! Me abaixo na altura dela e pergunto com a voz mansa o que ela quer. Digo pra ela que gritando não dá pra entender o que ela fala e que preciso que ela se acalme pra eu poder ajuda-la. uso todas as "palavras mágicas"... "Filha, me desculpe, a mamãe não esta entendendo o que você esta falando, por favor, se acalma e fala mais baixinho pra mamãe poder entender e te ajudar."
Quando o pedido é pertinente eu a atendo e digo: "Viu, é só você conversar com a mamãe..."
Em 90% das ocasiões tem dado certo. Nas 10% que não dão eu digo pra ela que enquanto ela não se acalmar a gente não pode conversar e saio de perto. Deixo ela gritando sozinha. "Quem não tem platéia não dá show", não é mesmo???

Em alguns relatos, vi que as mães acabam cedendo aos gritos dos filhos por falta de paciência, falta de energia, muito cansaço... É verdade que essas situações se tornam quase caóticas mas entenda:
Seu filho quer "marcar território". Ele vai perceber que se passar o dia inteiro gritando, a noite ele vai ganhar tudo o que quiser, porque você já não quer mais contê-lo. É esse o momento de você mostrar qual a extensão do território que ele pode alcançar.


Eu sei que muitas vezes temos vontade de soltar  um grito  (e soltamos mesmo) ou até damos uma palmada no bumbum. Não se condene se você não estiver fazendo isso com raiva.
NUNCA REPREENDA SEU FILHO SE VOCÊ ESTIVER COM RAIVA OU MUITO NERVOSA.
Nesses momentos usamos uma tonalidade de voz diferente da que devemos usar quando queremos ter um tom mais forte. Não é bom pra você e não é bom para o seu filho. Faça tudo com amor. Ou ele entenderá que o mundo é feito de gritos e violência.

Essa é mais uma fase, e vai passar!
(Eu odiava quando me diziam isso, mas hoje entendo perfeitamente que realmente vai passar rsrsrsrs)


Lembra quando você estava grávida e enjoava com tudo, ou não tinha posição pra dormir, ou suas pernas inchavam como pão na água?? Ou quando seu bebê nasceu e parecia que você ia enlouquecer sem dormir, sem conseguir tomar banho?? rsrsrsrs Era só uma fase e passou...Hoje a fase é outra!!

Mostre para o seu filho como é legal tratar bem as pessoas. Como é bom ser educado e receber o carinho de todos em volta... Você esta criando o adulto de amanhã!

No site da Bebê.com.br tem uma entrevista bem legal abordando o tema. 


Dicas na internet dizem que você pode adotar alguns métodos para essa fase, como por exemplo, se você estiver em local público, pegue seu filho no colo e retire-o de lá;. Quando estiverem do lado de fora, fale calmamente com ele e explique que esse tipo de atitude não é aceitável e que isso terá consequências como não voltarem mais ao lugar ou ele ter que ficar de castigo. Cumpra a promessa que fizer, ele vai entender que a crise não funciona.

Se você perceber que seu filho esta querendo iniciar uma crise, tente distrai-lo, dê um brinquedo que ele goste, mostre um desenho diferente...  Dê opções pra que ele escolha... Você prefere o azul ou o amarelo? Você quer a maça ou a banana?

Faça ele participar das atividades com você! Peça pra ele colocar as compras o carrinho, ajudar a arrumar o quarto... Ele quer ser ativo, participar, fazer as coisas que ele vê os outros fazerem.
A Bia pede pra me ajudar a lavar a louça. Coloco um banquinho do meu lado na pia e dou dois copos ou potes de plastico e uma esponja... ela adora!

Não dê ouvido a críticas de desconhecido, Ignore os olhares de reprovação. Busque informações sobre o assunto! Você conhece seu filho e sabe o que é melhor pra ele.

Os 2 anos não são tão terríveis assim. Teremos ainda os terríveis 4 anos, 7 anos, 13 anos.... srsrsrsr

Boa Sorte meninas!! E muito amor e paciência pra todas nós rsrsrsr