/*--Resumo do post--*/ z


Comportamento | Desapego... Escolinha ou Babá?

Eu sempre fui temerosa em colocar a Ana Beatriz na escolinha. Mantive ela embaixo das minhas asas o máximo de tempo que foi possível. Mas chegou o momento que ela começou a soltar suas asas e partir para construir o seu mundo.



Ela via no play do condomínio as crianças voltando da escola, com seus uniformes e suas mochilas.
Começou a perguntar o que era e logo depois começou a pedir para ir para a escola também.

Foi aí que começou mais um capítulo, o desapego.


Eu sempre dizia: A Bia só vai para a escola quando aprender a falar e puder me contar tudo o que acontecer com ela. Meu medo com o descuido e o maltrato são imensos devido a tudo o que vemos sendo divulgado... (Tá certo que sou exagerada, mas tenho medo da minha reação se algo acontecesse com a minha filha)

Então fomos em busca de uma escola que pudesse atender as nossas expectativas e que pudesse receber a Bia da forma que gostaríamos.
Optamos por um colégio pequeno, com poucas crianças em cada turma e matriculamos ela em meio período.
DICA: Peça para ver as instalações e faça uma visita surpresa durante o período que seu filho vai estudar. Veja os banheiros, o que é servido na cantina, etc.

No primeiro dia de aula, a Bia acordou sozinha, já procurando o uniforme e doida pra ir para a escola.
Quando chegamos lá para a adaptação, ela saiu correndo para o colo da professora que nunca havia visto antes.. (Fiquei eu lá na adaptação tentando eu me adaptar rsrsrsrsrs).

No segundo dia a mesma coisa... Com o agravante que quando ela me viu, entendeu que iria pra casa e saiu correndo de volta para a sala de aula. ( a mãe possessiva aqui quase morreu do coração de novo rsrsrsrs)

Assim passou o semestre. Ela mega adaptada, eu me adaptando e mantendo contato diário com as professoras responsáveis pela Bia.
DICA: A agenda é uma arma poderosa para saber o que se passa com seu filho na escola. Tudo o que a Bia me conta eu questiono na agenda. É uma forma da escola saber que há comunicação livre entre você e o seu filho.

Na metade deste ano, as minhas funções foram se acumulando e a Bia foi ficando com menos atenção na parte da manhã. (Eu estava dormindo de 3 a 5 horas por dia, eu estava ficando exausta, mau humorada e doente.) Então decidimos que seria melhor contratar alguém que pudesse me ajudar com a Bia neste período e durante a tarde me ajudaria com as tarefas de casa.

Pedi indicação para uma babá aqui do condomínio e veio a primeira moça para me ajudar.
deixei tudo bem claro e objetivo com ela e fomos adiante. Depois de 2 meses, ela simplesmente pediu demissão pelo inbox facebook me informando que não viria mais porque havia conseguido outro emprego.
Fiquei louca, me sentindo abandonada por alguém que eu estava confiando e contando com ela.
Uma semana depois ela pediu pra voltar pois o emprego novo não estava bom pra ela. Disse que estava arrependida e que nunca deveria ter saído da minha casa... Não tive confiança em deixa-la voltar. E se ela me deixasse na mão novamente?

Então uma amiga estava desempregada e se ofereceu para cumprir esta função até o final do ano.
Fizemos isso, acertamos os horários, as funções e ela começou...
Dos 5 meses que ela ficaria, ela ficou 2 porque decidiu voltar a buscar um posicionamento profissional na área dela... Me avisou com antecedência mas fiquei na mão de novo..

A Bia, nos dois casos, se apegou e gostava muito das meninas que cuidaram dela. Mas eu senti que ela sofria muito cada vez q uma delas se afastava. Então decidimos confiar na escola e matricula-la em período integral. Fizemos essa opção pela escola ser um ambiente conhecido e confiável para todos nós, eu, meu marido e a Bia.

Ela ainda esta na adaptação do almoço na escola, mas tem evoluído bem.
Confesso que ainda estou na dúvida se fiz a melhor escolha, mas sinto a Bia mais segura. Agora meu marido leva ela na escola e voltei a busca-la. Ela gosta muito!
Mesmo quando tenho menos tarefas, eu a levo na escola para que ela não perca a rotina. Nesses casos eu levo ela mais tarde e busco mais cedo para eu poder ficar com ela mais tempo em casa.

As vezes me sinto culpada por ela estar na escola e eu trabalhando em casa, mas também me sinto culpada em estar trabalhando em casa e ela na frente da TV...

Enfim, acho que cada mãe deve fazer a opção que achar mais confortável para a família toda.
O importante é sempre ficarmos de olho bem atento as necessidades de nossos filhos. Como eles reagem? O que eles pedem? Como eles voltam da escola? Quais experiências dele com uma babá em casa e o que ele faz na escola...

Que todas nós, mães (loucas ou não), tenhamos o discernimento para entender e saber qual o melhor caminho e não ter medo de voltar atrás se for necessário.

<3