/*--Resumo do post--*/ z


Eu Apoio | 1º de dezembro - Dia mundial de luta contra AIDS

Nunca é demais alertar sobre os cuidados que precisamos ter para que fiquemos preservados perante
o vírus HIV.

As últimas pesquisas apontam o aumento da incidência da doença entre os jovens entre 16 e 30 anos.
Parece que a "galera" relaxou e acha que a AIDS não existe ou tem cura.

A AIDS ainda mata centenas de pessoas por ano no mundo todo! parece patético pensar que ainda existam pessoas que transem sem camisinha ou que se expõe ao vírus sem achar que ele pode chegar bem pertinho.
Não é porque não se fala mais sobre isso que a doença foi erradicada (infelizmente). Ainda é necessária a prevenção, o dialogo e o esclarecimento.

É importante manter seu exame de HIV em dia sempre que houverem novos parceiros. Para fazer o exame gratuitamente, basta pro curar um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou um posto de saúde e solicitar. Hoje em dia, para fazer o exame não precisa nem ganhar uma agulhada, o exame é feito com a coleta de fluido oral. Um palitinho, parecido com um cotonete, é parecido na mucosa da boa e o teste é realizado.

" Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o exame!

No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA .
Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica."




O governo federal disponibiliza uma página on line que é repleta de informações e procedimentos necessários para que você receba o acompanhamento necessário e gratuito caso seja portador do HIV. No portal AIDS.GOV você encontra os endereços dos lacais de atendimento.

PREVINA-SE. USE CAMISINHA. NÃO COMPARTILHE DROGAS. FAÇA O PRÉ NATAL.


*fotos retiradas do google

_ _ _ _
Gostou? Então curta a página!
Gostou muito muito? Compartilhe!