/*--Resumo do post--*/ z


Atividades | Férias, aí vamos nós!

Pic-Nic Nane Atelier
Aulas acabando, férias chegando... E agora? O que fazer com as crianças?

Época de desespero para muitos pais e de liberdade para muitas crianças.

Os pequenos estão acostumados a passar o dia em atividade. Seja correndo ou lendo o livro, suas mentes precisam ficar ocupadas constantemente para que não se inicie crises de rebeldia ou para que seu filho não passe o dia na frente da TV ou computador.

O que fazer com tanto tempo livre? Como distrair seu filho? Como brincar com ele?
Pois saiba que ele espera ansiosamente pelas férias exatamente por que é o momento que vai poder ficar mais pertinho de vocês.
Aqui em casa não vamos viajar. meu marido trabalha então as atividades vão ter que ser em São paulo mesmo.
Estou elaborando uma agenda de atividades com a Bia. Quero que ela me ajude a decidir o que vamos fazer. Então vou criar um calendário e fazer 'plaquinhas' com o nome das atividades para que juntas a gente vá colocando em cada dia uma atividade.
Serão 45 dias, então haja criatividade...

Eu e a Bia costumamos fazer algumas atividades aqui em casa. Aliás, sempre fazemos uma bagunça! São as primeiras férias longas dela (a primeira foi em julho agora).

Quero me precaver e comprar alguns materiais para passarmos estes dias.
Tudo material baratinho e divertido. Também existem atividades que você pode fazer com o que tem em casa mesmo.

Aí vai a minha lista TOP 10 de atividades que eu faço em casa e as que eu ainda vou fazer:

BARRACA - 1 lençol ou coberta, prendedores de roupa e 4 cadeiras. Faça  um quadrado com as cadeiras e jogue o lençol por cima. Prenda as pontas com prendedor de roupa e 'voilá'... Você tem uma barraca.

QUEBRA CABEÇAS - Escolha os quebra cabeças favoritos e mãos a obra. Ou se quiser deixar a tarde ainda mais divertido, faça o seu próprio quebra cabeças!
Junte caixas de papelão ou compre papel cartaz e escolha gravuras de revistas ou impressos. Depois é só desenhar as peças do seu quebra cabeças e cortar.
Arquivo pessoal - Bia artista

PINTURA COM TINTA - 1 caixinha de 6 cores, 1 forma de gelo, 2 pinceis e folha de papel branca e coloridas.
Separe potinhos de iogurte, garrafinhas de yaculte, lã e caixas de alimentos ou remédios vazias.

Vocês podem simplesmente fazer pinturas livres nas folhas em branco ou montar uma cidade com prédios feitos com caixas de sapato e garrafas pet, carros de caixinha de remédios e copinhos de yacult que se transformam em bonecos com cabelos de lã.

* separe o material (lave e deixe secar
* use a fita adesiva ou cola para aplicar as rodas e vidros do carro e janelas e portas dos prédios, que você pode fazer com os papeis coloridos.
* pintem todos os elementos da cidade.
O mais legal é que você pode guardar para brincar noutro dia.


CINEMA - Pode ser a tarde ou a noite. o que vale é apagar as luzes, preparar um potão de pipoca e escolher um filme bem divertido para assistirem juntos.
Depois de assistir, você pode propor que cada um desenhe a parte que mais gostou do filme

HORA DA HISTÓRIA - Separe livros e muita imaginação! Colete pela casa objetos que podem se transformar em ilustrações para as histórias. Uma toalha pode virar a capa do príncipe e uma caixa de brinquedos vazia pode virar uma espaçonave. Uma escumadeira vira varinha de condão e uma faixa de cabelo vira uma coroa. Use sua criatividade.
Sim, é hora do show baby. Interprete a história e peça a participação do seu pequeno: " Então o cavalo correu muito rápido pelo bosque - ' Qual o barulho do cavalo?' " Incentive seu filho a fazer os sons e os movimentos dos personagens e elementos da história.
Chapéu, maquiagem, almofada... Vale tudo!

DESENHO - Pegue o lápis o papel e uma impressora (se tiver)
Desenhos livres ou inspirados em histórias de livros ou filmes. Você também pode imprimir personagens para colorir.

PIQUENIQUE - Na sala de casa, no pomar do condomínio ou no parque mais próximo, a criançada não resiste a um piquenique. Chame dois ou três amiguinho e peça para que cada um leve um prato. Divida entre doces e salgados para não ficar muito doce ou muito salgado. Separe uma toalha bem bonita e monte o lanche no chão sob a toalha. Se tiver, é legal colocar umas almofadinhas para demarcar o lugar de cada uma e controlar a bagunça

Arquivo pessoal - Bia esqueitista 
ATIVIDADE FÍSICA - Separe um dia da semana para ir andar de bicicleta em um parque lindo, levar o filhote numa pista de skate irada, passar o dia de bobeira na piscina. Ir para a quadra e fazer brincadeiras como queimadinha, futebol, dança de roda...

MOMENTO CULINÁRIA - Separe um dia na semana para ir para a cozinha com os pequenos.
Bolo, macarrão, pão de queijo, salada, biscoitos amanteigados... O que for mais apetitoso ao dia.
Deixe seu filho se sujar de farinha e tentar fazer as tarefas necessárias para preparar o prato.
Crianças adoram se sentir uteis e amam cozinha. Supervisione, e na hora do fogão, mantenha as crianças bem longe!

PASSEIOS CULTURAIS - Pesquise as peças e shows infantis. A maioria deles é gratuito ou a preço popular em espaços como SESC ou Itaú cultural. Exposições e museus temáticos também são uma boa pedida. Nunca é demais manter os pequenos antenados no mundo.

(Essas duas últimas eu não consigo fazer como rotina, as gostaria muito de conseguir encaixar isso a partir destas férias.)

Quando meu calendário estiver pronto, tiro foto e post aqui no blog ;)

Mande suas fotos e relato sobre as atividades que você fez.  Manda pra cá que vira post!
E boas férias!!


. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!

Se quiser deixar sua opinião, comente abaixo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário