/*--Resumo do post--*/ z


Saúde | Água - Como você economiza?

Ficar sem água na torneira ou no chuveiro.
Quem passou por isso em 2014?

Não é nenhuma novidade que a água está faltando em muitas partes do Brasil.
Este ano, São Paulo enfrentou a pior seca da história, onde a maioria dos bairros da capital foram afetados. As reservas estão baixíssimas e o calor só aumenta!

O assunto mexeu com a rotina de muita gente nas cidades atingidas. Diversas formas e dicas de economia surgiram como num passo de mágica. Mas na verdade esse assunto já deveria ser bem antigo...

O governo de São Paulo e alguns outros estados concedem desconto nas contas de água para quem economizar e manter as torneiras fechadas.
A partir de 2015, além do desconto, a prefeitura paulistana irá multar quem aumentar o consumo acima de 20%. Também será distribuído um kit economizador pela SABESP.
 Essa medida tem como objetivo conter o consumo excessivo de água.

Mas apesar de polêmicas, essas medidas não são suficientes para que criemos uma sociedade consciente da necessidade de ECONOMIZAR ÁGUA.

Na verdade, a seca vai muito além do uso excessivo da água. Ela possui diversos fatores que influenciam: Queimadas, poluição, falta de chuvas, desmatamento da amazônia...
Infelizmente, estas são ações que não dependem exclusivamente da nossa rotina dentro de casa.
Mas existem alternativas que você pode adotar para fazer a sua parte nessa luta a favor da natureza!

Além dos sistemas de reuso instalados no seu condomínio ou na sua casa, existem ações que podem fazer parte do seu dia-a-dia.

Existe uma lista que eu julgo como os mandamentos para economia de água.
Vou dividir com vocês:
  • No Banho: Se o seu chuveiro demora para esquentar, mantenha um balde embaixo da água para não desperdiça-la. Use a água para a descarga ou para limpar a casa.  - Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 
  • Escovar os dentes: Use um copo para colocar a água que você vai enxaguar a boca.
    Economize 3 litros de água. 
  • Descarga: Aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.          - Troque a válvula para os modelos que possuem opções de quantidade de água.   - Uma dica é colocar uma garrafa de 2 litros dentro da caixa acoplada do seu vaso sanitário para reduzir o volume de água. - Verifique se não há vazamentos. 
  • Lavar louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. - Deixe a louça com água para facilitar a remoção de resíduos. - Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 
  • Plantas e Jardins: Use o regador. - No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. 
  • Lavando o carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água.  - Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça. - Tem gente ensinando a lavar o carro com um copo de água... Eu nunca testei, mas acho que vale a pena tentar.
  • Calçada e quintal: faça o uso de baldes invés de mangueira. - Utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar. - Se você mora em casa, deixe um tonel na chuva para coletar a água. Não esqueça de fecha-lo para evitar a proliferação de mosquitos transmissores.

No site Manaus Ambiental tem umas dicas importantes de como descobrir vazamentos...

  • Instalação interna  -  Feche o registro do hidrômetro / Abra a torneira logo após o hidrômetro e espere toda a água escorrer / Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira / Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.
  • Dentro de Casa  -  Feche todas as torneiras e não use os sanitários / Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água / Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira / Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.
  • Válvula e Caixa de descarga  -  Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.
  • Entre o hidrômetro e a cisterna / Caixa D'água  -  Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.
  • NA CISTERNA  -  Deixe a boia levantada e não ligue a bomba / Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna / Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.
Nesse link você consegue imagens infantis para apresentar as medidas de economia para seus filhos.

Se você tem alguma dica, manda pra cá que vira post ;)






. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!

Se você amou, compartilhe o post!