/*--Resumo do post--*/ z


Segurança | Crianças esquecidas no carro

Na última semana foram divulgados dois casos de morte de crianças pequenas por terem sido
esquecidas no carro. No mesmo dia, em duas cidades diferentes, o mesmo caso.

Essas notícias comovem e comoveram o pais inteiro. E entre tantos sentimentos surgem diversas perguntas.
Dentre elas: Como um pai (ou uma mãe) pode esquecer seu filho?
Julgar e punir é fácil. Acusar de negligência ou chama-los de assassinos pode não ser a alternativa mais sensata quando paramos para entender os motivos que os levaram a estes atos.

Em ambos os casos a ROTINA das famílias mudou.
“Geralmente, o pai que deixava a criança no período da manhã e buscava também. E ela quebrou essa rotina, pelo fato de o marido estar trabalhando. Ela esqueceu a criança dentro do veículo e foi trabalhar, levar a vida normal”, explica o sargento da PM, Alexandre Martins que cuidou do caso da criança de Belo Horizonte (Clarisse, de um ano e 11 meses).

A  ONG Kids and Cars, dos EUA, que trata de todos os tipos de acidentes envolvendo crianças e automóveis, contabilizaram 550 casos desde 1998 no pais. Só em 2010 foram 49 casos registrados.
No japão, os casos conhecidos como “Heat Stroke” são tão comuns que alguns supermercados chegam a ter placas dizendo: "Você não esqueceu seu filho?


Estudos mostram que 15 minutos são o suficiente para que a criança comece a ter convulsões por causa do calor e venha a óbito

Não ignore o fato de que isso possa acontecer na sua família.

CUIDADO COM A ALTERAÇÃO DE ROTINA férias, folgas fora de hora, troca de tarefas... Toda mudança de rotina causa estres. Nossa cabeça funciona como um sistema pré programado.

Qualquer informação alterada traz consequências diferentes.


“A rotina orienta a memória e muitas vezes nos trai, porque certas coisas acontecem fora da rotina. A nossa vida não é só rotina. Nossa vida são coisas novas, situações novas, mudanças. Nós nos defendemos dizendo 'eu não esqueço, isso não pode acontecer comigo’. Mas é uma defesa. Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Faz parte da nossa condição humana: esquecer”, explica o psicólogo Hélio Deliberador.

CRIE HÁBITOS COMO deixar a bolsa das crianças no banco da frente | combinar com seu marido de se avisarem quando um ou outro deixar as crianças na escola, diariamente.

“Quando está fora da rotina, tem que fazer bilhetes, escrever, ter jeitos para lembrar daquilo que você tem como responsabilidade. Você tem que estar com seu sistema nervoso sempre preparado para prevenir situações de risco”. completa o psicólogo.

Toda atenção é mínima na rotina da vida moderna. Muitos compromissos assumidos no mesmo dia, várias responsabilidades acumuladas e no meio disso tudo nossos filhos.
Eles são a nossa prioridade e nosso amor maior, não ha como negar. Então pense nisso e CUIDADO!

Veja o que acontece com a criança quando é esquecida no carro.



Se você tiver alguma dica, manda pra cá que vira post!


. . . .
Se você gostou do post, curta a nossa página!

Se você achou a informação importante, compartilhe!