/*--Resumo do post--*/ z


Casamento | Check List de Planejamento

Casamento é um dos momentos mais mágicos da vida de uma mulher.
Cada minuto será lembrado por muitos anos e alguns ficarão marcados para sempre em nossa memória.

Por isso, nos preocupamos tanto com os pequenos e grandes de detalhes.
Cada um deles pode fazer toda a diferença nesse dia.

E foi pensando nisso que eu convidei a blogueira do Apenas Três Palavras e colunista Ariadne Durante para dar algumas dicas importantes e valiosas para não deixar nada escapar no seu casamento.

"Olá noivinhas, tudo bem?

Essa é a minha primeira participação nesse blog super bacana, Ideia Dela, e estou muito feliz pelo convite da Rachel.

Sou noivas desde 01.01.2011, mas, a decisão de fazermos a celebração e festa de nosso casamento surgiu apenas em 2012. Desde 2011 eu vinha acompanhando as tendências dos casamentos, mas foi a partir da decisão que o “projeto casamento” começou a tomar forma.

Sim, meninas, o casamento é um projeto com começo, meio e fim (fim do planejamento, o casamento queremos que dure para sempre, rs). A festa de casamento é um evento esperado não só pelos noivos, mas por todos os familiares e amigos, por isso, deve ser bem planejado.



Trago para vocês um check list para facilitar a organização de todos os detalhes. São apenas sugestões que cada noiva poderá adaptar para a sua realidade, ao seu tempo disponível agora até o grande dia. Vocês poderão excluir certos itens e incluir outros conforme a necessidade de vocês. Considerem-no como um norte para a organização do grande dia.

1 ANO ANTES:

♥Escolha a data do casamento

- Marquem primeiro na igreja. Essa é uma dica que recebi ao procurar primeiramente os buffets.  Existem igrejas muito disputadas, e se vocês sonham casar em uma delas, precisarão verificar o quanto antes a reserva da data.

- Evitem feriados prolongados e outras datas comemorativas (pelo fato de muitos convidados viajarem e por encarecer os serviços, hotel para quem é de fora da cidade também fica mais caro, etc).

♥Defina o perfil de sua festa

♥Verifiquem o orçamento do casal e se receberão ajuda dos pais.

♥Se forem contratar o serviço de assessoria para cuidar de todos os detalhes, esse é o momento da escolha da assessora

♥Verifiquem a documentação necessária exigida pela igreja e cartório. Se faltar algum documento, terão tempo para providenciar um novo.

♥Escolham o buffet para a recepção/festa

- levem em conta o número de convidados (um espaço pequeno para muitos convidados ficará desconfortável, assim como um espaço muito grande para poucos convidados dará a sensação de vazio)

- questionem todos os serviços oferecidos no pacote contratado: alimentação, bebidas (quais?), serviço à francesa, inglês, franco-americano, equipe disponível, seguranças, som, DJ ou banda,
decoração, limpeza (inclusive para manter os toaletes organizados), dentre outros que o espaço possa lhe oferecer. Certifique-se de que tudo constará no contrato.

♥Escolha o salão para o dia da noiva

- Verifique quais serviços são oferecidos no dia: cabelo, maquiagem, unhas e depilação (essa eu acho mais aconselhável realizar um dia antes para evitar possíveis irritações na pele)

♥Comecem a fazer a lista de convidados

♥Escolha os padrinhos, pajens, florista e dama de honra.



09 a 08 MESES ANTES:

♥Defina o vestido:

- aluguel, primeiro aluguel ou compra;

- prove vários modelos para definir qual você prefere;

- pesquise em várias lojas;

- se preferir, leve alguém para lhe ajudar a escolher. Só tome cuidado para não levar "uma turma", o que pode resultar em muitas opiniões diferentes e lhe trazer possíveis transtornos.

♥Defina o local onde passarão a lua de mel- reserve passagens, hotéis, transportes no local, táxi até o aeroporto

♥Faça os exames pré-nupciais

♥Contratem os principais fornecedores para os serviços não oferecidos pelo espaço da recepção: decoração, banda, fotógrafos, entre outros que sejam necessários.

♥Agende o dia da noiva no salão escolhido

♥Finalizem a lista de convidados.


06 MESES ANTES:

♥Convide padrinhos, pajens, florista e dama de honra

♥Defina a roupa do noivo:

- aluguel, primeiro aluguel ou compra;

- pesquise em várias lojas e prove vários modelos (tarefa obrigatória para o noivo)

♥Escolha a roupa dos pajens, florista e daminhas.

♥Se ainda não fechado, esse é o momento de fechar o contrato para os serviços de fotografia e filmagem. Não deixe passar muito tempo sob pena de não ter o profissional escolhido por você
disponível na sua data.

♥Definam o cardápio e bebidas da festa no buffet escolhido

♥Reserve o hotel para a noite de núpcias

♥Escolha os convites e faça a encomenda.

- Lembre-se que eles darão o toque aos convidados de como será a sua festa: clássica, divertida, diferente, etc...

♥Escolha as alianças

♥Verifique seu enxoval. Se não tiver um, é hora de providenciar o principal.

♥Escolha o fornecedor dos Bem-Casados.

- Hoje muitas empresas oferecem esse doce em outros sabores além do doce de leite tradicional, como o chocolate, por exemplo.

- Lembre-se que a embalagem deve estar em harmonia com a decoração de sua festa.

♥Enviem o Save The Date ou o Destination Wedding para os convidados, caso optem por fazê-los.


05 a 04 MESES ANTES:

♥Finalize a escolha da decoração do local do casamento

♥Encomende os doces e o bolo (muitos buffets já os oferecem)

♥Escolha e encomende as lembrancinhas, caso você opte por tê-las

♥Faça a lista de presentes em pelo menos 2 lugares, ou desenvolva o seu site onde os convidados poderão comprar cotas para a sua viagem de lua de mel.

♥Envie os convites ao calígrafo.

♥Marque a data e o local do casamento civil.

♥Verifique com a Igreja sobre a decoração.

- Se tiver outro casamento acontecendo no dia, vocês poderão dividir os valores da decoração. Mas é importante escolher algo que agrade a todos.


03 MESES ANTES:

♥Enviem os convites para quem mora fora de sua cidade.

- Ao enviar por correio, ligue comunicando.

♥ É interessante já contratar uma assessora e/ou cerimonialista só para o dia, caso não tenham contratado uma para ajudá-los com a organização desde o começo.

♥Escolha e compre o seu sapato de noiva. É importante estar com ele nas provas do vestido, assim você não corre o risco de usar um vestido curto demais ou pisar e tropeçar nele na caminhada para o
altar.

♥Caso tenha optado por não contratar o serviço de assessoria, essa é a hora de preparar uma planilha com o cronograma do dia: ordem de entrada na igreja/cerimônia, músicas a serem executadas, e a ficha completa de todos os fornecedores. Mande essa planilha para todos que trabalharão em seu casamento, para que estejam alinhados e saibam com quem trabalharão nesse dia e qual cronograma a seguir. Confirme o recebimento por telefone ou pessoalmente, para ninguém dizer depois: “ah, mas eu não recebi...”

♥Se for necessário, comecem a fazer aulas de dança para a “Dança do Casal”.

♥Compareçam ao cartório para dar entrada nos documentos do casamento civil.


02 MESES ANTES:

♥Entregue os convites para quem mora em sua cidade.

♥Marque a prova do cabelo e maquiagem

♥Defina com quem fez o seu vestido o véu e a grinalda

♥Marque a degustação do cardápio escolhido, e se for o caso, faça as alterações necessárias.

- definam também os docinhos de sua mesa de doces

- verifiquem a necessidade de levar as forminhas para os doces, pois nem todos os buffets oferecem forminhas decoradas (se elas forem importantes para vocês, com certeza farão diferença junto à
decoração da mesa)

♥Verifique o estacionamento ou serviço de vallet na igreja e espaço da festa

♥Contrate o carro e motorista para levá-la ao casamento

♥Converse com suas madrinhas sobre o chá de panelas/lingerie/bar. Em geral, são elas que organizam esse evento. Para tanto, passe a lista de todos os convidados com os respectivos contatos e sua lista de presentes.

♥Caso não tenha contratado assessora, contate todos os fornecedores de serviços para se certificar que estão a par do cronograma anteriormente enviado.

♥Defina as músicas da cerimônia e passe-as para o coral/orquestra.

♥Marque uma reunião com a banda ou DJ que animará a festa para juntos definirem o repertório que será tocado.

♥Se houver muitas crianças na lista, cogitem a possibilidade de contratar o serviço de recreação infantil. Se for possível incluir no orçamento, contratem esse serviço. Assim os pais ficarão mais tempo em sua festa, além de estarem mais sossegados.

♥Definam e encomendem os elementos faltantes: almofada para as alianças (pratinho ou outro de sua preferência). Buquê para a sua entrada, e se haverá um buquê para jogar para as amigas. Plaquinhas de lá vem a noiva, enfim casados, e outros mimos que você preferir.



01 MESES ANTES:

♥Realize a prova de maquiagem e cabelo. Se possível, no mesmo dia em que fará a prova do vestido para se certificar da harmonia do conjunto.

♥Se você e o noivo optaram por ter votos personalizados, é hora de escrevê-los.

♥Realize o seu chá (cozinha/casa nova/bar/lingerie), que pode ter sido organizado pelas madrinhas.

♥Realize uma reunião com a equipe de foto e filmagem para deixar claro quais momentos são mais importantes para você e que devem ser registrados com o máximo de detalhes possíveis. Se vocês
programaram alguma surpresa para a hora da saída da igreja, hora da festa, avise-os para que tudo seja capturado pelas lentes atentas dos fotógrafos e videomakers. Se achar melhor, enumere os detalhes que você considera importante numa foto.

♥Realize uma reunião com a decoradora, para se certificar dos arranjos, flores e cores já escolhidas.

♥Se possível, faça um teste dos arranjos florais com a florista/decoradora.

♥Realize uma reunião com a sua assessora, para alinhar o cronograma do dia, contatos dos profissionais contratados e outros detalhes que forem necessários.

♥Outra reunião que precisa ser realizada nesse momento é com o celebrante do seu casamento, para acertar detalhes, homenagens ou passagens da bíblia que você gostaria que fossem citadas.

♥Caso tenha contratado o serviço de RSVP ativo, esse é o momento para que façam as ligações e confirmem quantos convidados serão efetivamente. Se não contrataram, será necessário que vocês ou algum parente próximo realize as ligações e confirmações.


15 a 10 DIAS ANTES:

♥Confirme no buffet quantos convidados serão exatamente. Caso tenha incluído alguém na lista, será necessário avisar o buffet e efetuar o pagamento adicional.

♥Defina com a decoradora e florista como você quer o seu buquê e as flores para a lapela do noivo, pais e padrinhos. Informe quantas serão necessárias.

- Momento de definir também se as daminhas entrarão com mini buquês, bem como as madrinhas (seguindo o padrão americano).

- Escolha se você vai jogar o seu buquê, ou outro de flores naturais, ou buquês alternativos (sapos, Santo Antônio, que serão assuntos de outro post).

♥Caso não o tenha feito no decorrer das contratações, entregue, neste momento, cópias de todos os contratos para a sua assessora. Isso é muito importante para que ela possa verificar no dia do
casamento se tudo foi entregue conforme contratado.

♥Não tendo contratado assessora, esse é o momento de entrar em contato com todos os fornecedores e se certificar qual horário cada um chegará no local da cerimônia/festa, tempo de montagem e horário de desmontagem. Com essas informações, ajuste o seu cronograma e repasse-o para todos os fornecedores novamente, confirmando o recebimento. Será muito útil se você puder contar com alguém da família para lhe ajudar na conferência no dia.
Passe o cronograma e os contatos (celular, principalmente) de todos os fornecedores. Para os fornecedores, passe o contato do responsável no buffet ou local da festa.

♥Lembre-se de sempre beber muita água para manter a pele bonita e hidratada.



SEMANA DO CASAMENTO:

♥Use os sapatos do grande dia para amaciá-los um pouco, certifique-se de que estão confortáveis.

- Se achar necessário, providencie sapatilha, rasteirinha ou outro para a hora de dançar muito na pista.

♥Faça a última prova do vestido e combine se será retirado no local ou entregue em sua casa. Se precisar ser retirado, combine com alguém de sua família para que façam isso enquanto você aproveita o seu Dia da Noiva.

♥Combine com alguém da sua família para pegar o buquê, caso esse não seja entregue pela florista onde você precisar que o seja.

♥Confirme todos os serviços contratados.

- Verifique se todos os pagamentos estão em dia, assim você evita que qualquer serviço deixe de ser prestado por ter se esquecido de pagá-lo.

♥Caso ele ainda não tenha marcado, lembre o noivo para que marque cabeleireiro e faça as unhas (se possível).

♥Prepare as malas da lua de mel: separe documentos, máquina fotográfica, agenda com os pontos turísticos que você gostaria de visitar e roupas de acordo com o clima do local.

♥Deixe preparada uma mala menor com o necessário para a noite de núpcias: lingerie, roupas para o dia seguinte, necessaire com itens básicos de higiene.

- Verifique quem da sua família levará esses pertences até o local escolhido e previamente reservado.

♥Se possível, faça depilação, sobrancelha e unhas um dia antes da festa.

♥Combine com sua mãe ou alguém da família que leve o vestido para lavar ou devolva no local onde foi alugado (pós festa).

♥Peça que sua mãe congele alguns bem-casados para quando você voltar da lua de mel, caso você não passe em sua casa após a festa.

♥Certifique-se de que sua casa nova terá o básico para quando vocês retornarem da lua de mel: alimentos não perecíveis, água, papel higiênico, e demais itens de higiene.

♥Não descuide de sua saúde! Procure dormir bem todas as noites, praticar exercícios leves, beber muita água, fazer drenagem linfática e alimentar-se bem, optando por comidas leves e saudáveis.



DIA DO CASAMENTO:

♥Chegou o seu grande dia, que emoção!!! Então, nada de se preocupar com fornecedores e como tudo está sendo organizado. Confie nos profissionais que você escolheu e contratou. O que você
poderia fazer já foi feito. Agora, é hora de aproveitar o seu dia da noiva, e depois, cerimônia e festa com quem você mais ama: seu marido, familiares e amigos!

- Se surgir algum imprevisto, peça para alguém da família resolver. Nada poderá tirar o seu brilho no dia mais especial de sua vida!

♥Procure alimentar-se bem, coma alimentos leves, (minha vó já dizia: saco vazio não para em pé...e você não quer desmaiar de fraqueza no dia mais importante de sua vida, não é?), tome bastante água e sucos, relaxe, escute sua música preferida, divida esses momentos com as pessoas que você ama.

♥Chegue no horário combinado para o dia da noiva, assim você evita a ansiedade e poderá tirar fotos lindas com seu vestido antes de ir para a cerimônia. Não perca essa oportunidade!

♥Se por acaso não conseguiu chegar em tempo no dia da noiva, evite tirar muitas fotos. Chique é chegar no horário da cerimônia. Se tiver que atrasar, que seja no máximo 15, 20 minutos.

♥Na festa, divirta-se muito! Abrace, beije, dance...seja feliz! Converse com os familiares, amigos! Agradeça a todos pela presença e em especial, àqueles que colaboraram para que esse grande evento acontecesse: os seus pais!


APÓS A LUA DE MEL:

♥Se vocês contrataram lojas virtuais, essa é a hora de receber e conferir os presentes, fazer trocas necessárias e organizar a casa.

- No caso de lojas físicas, é possível que os presentes cheguem antes. Verifiquem o prazo de entrega, e se necessário, peçam para alguém ficar em sua casa para recebê-los.

- Em algumas lojas é possível agendar a entrega.

♥Um gesto de carinho: enviar cartões de agradecimento aos convidados. Eles vão se sentir felizes e importantes por você ter gostado não só da presença deles na festa, mas do presente ofertado.

- Que tal enviar uma foto do presente já na sua casa, e atrás dela, uma mensagem de agradecimento?

♥Alterando o sobrenome, providencie os novos documentos.

♥Será muito gentil de sua parte se puder enviar mensagens aos seus fornecedores agradecendo ou passando um feedback sobre o serviço prestado. Gentileza gera gentileza.

♥Sejam felizes, aproveitem a casa nova, a emoção de receber as fotos e o vídeo de seu casamento, assistam quantas vezes quiserem para relembrar esse grande dia (aqui vale chorar de alegria, hein? Rs) e compartilhem esses momentos com quem vocês mais amam. Não há de existir felicidade maior!

♥Por fim...Mandem suas fotos aqui para os blogs Ideia Dela e Apenas Três Palavras ! Vamos adorar recebê-las!



Beijos e até a próxima edição!"

Escrito por
Ariadne Durante, advogada e blogueira, idealizadora do blog Apenas Três Palavras, noiva do Raul, colunista na Revista Noivas Piauienses, rumo ao altar.


* imagens retiradas do Google e Pinterest