/*--Resumo do post--*/ z


Educação | Como escolher a escola dos filhos

E os filhos vão crescendo... E precisam começar a frequentar a escola.
As vezes com 4 anos, as vezes com 6 meses... Vezes por escolha, vezes por necessidades.

O fato é que escolher a escola onde nossos filhos vão passar o dia não é uma tarefa fácil e nem pode ser encarada como banal.

Mas por onde começar? O que eu devo procurar na escola?

Na minha opinião, o fundamental é: Você precisa confiar na escola enas pessoas que lá trabalham.
Para avaliar se a escola é tudo aquilo que você espera para o seu filho, fique atenta a algumas dicas:

1. Antes de tudo, FAÇA UMA LISTA com tudo o que você precisa e deseja que a escola oferece. Nunca esqueça que você provavelmente não vai encontrar tudo na mesma escola, então leve em consideração itens como segurança, pedagogia, quantos alunos tem na sala e a limpeza da escola

2. Leve em consideração as características da sua família. Não adianta você colocar seu filho na escola militar, se a sua criação for com liberdade. Ele não irá se adaptar e causará sofrimento a todos a sua volta.


3. Segurança: A escola deve contar com serviço de monitoramento de quem entra e sai da escola. Além disso, as salas de aula e os espaços comuns devem estar preservados e com móveis em estados aceitáveis para que a criança não se machuque.
Veja se as escadas tem proteção antiderrapante, corrimão e se as janelas possuem redes de segurança.

4. Saúde: Além da alimentação que deve ser o mais natural possível, você deve verificar se as salas são bem arejadas, se a escola foi dedetizada ou ainda se os banheiros são bem higienizados e 'inteiros'. Verifique no contrato como é prestada a assistência médica em casos de acidentes na escola.

5. Leve a criança para conhecer a escola conhecer a escola. Se ela gostar, já é um ponto positivo a se evar em consideração.

6. Veja se o sistema pedagógico adotado é o que você espera. Pergunte como funciona a relação pais x escola. De que forma é feita a comunicação entre os dois.

7. A escola deve oferecer mais do que a educação dita nos livros escolares. A criança deve receber da escola (assim como da família) incentivos para que se crie valores para a sua vida. Saber dividir e conviver com as diferenças é importantíssimo. Além de incentivar o desenvolvimento motor, físico e cognitivo. Deve estar atenta as mudanças de comportamento do seu filho e relatar tudo o que acontecer fora da normalidade.




8. Se o seu filho é especial e a escola não aceita-lo, não force a barra. Apesar de ser obrigatório as escolas receberem alunos especiais, nem todas (a maioria) não esta preparada para recebe-lo. Professores e colegas devem ser incentivados a recebe-lo, além de receberem o treinamento adequado. Pode não ser saudável a ele estar num ambiente que não esteja preparado para recebe-lo.



9.localização da escola nem sempre deve ser o fator principal. As vezes uma escola mais afastada oferece um curso pedagógico mais adequado com o que você espera para o seu filho.

10. Pergunte todos os valores que a escola cobra, fora a mensalidade. Algumas cobram por passeios, apresentações, festas. Veja todos os itens antes de comprometer o seu orçamento.

Outras questões você só conseguirá avaliar com o decorrer das aulas.


DICAS PARA OS PAIS
  • Mantenha o canal de comunicação aberto. Converse com seu filho, pergunte o que ele fez nas escola, quais atividades. Parabenize ele pelas conquistas e o ajude nas dúvidas e problemas que possam vir a existir
  • Se você está com alguma dúvida, não exite em procurar a pedagoga responsável ou a coordenadora do curso do seu filho. As vezes essas conversas ajudam ambos a compreender melhor as situações. Escola e pais devem caminhar juntos.
  • Acompanhe o comportamento do seu filho. A forma com que ele age em casa pode dizer muito o que se passa na escola.
  • Ensine o seu filho a organizar o material escolar e o uniforme. Esse senso de responsabilidade desde pequeno vai ajuda-lo a valorizar os estudos para o resto da vida.
  • Faça as atividades com ele em casa. Participe. Você não imagina o quanto isso faz a diferença pra eles.





*imagens retiradas do Google